Educação
A Educação na Era da Globalização
“A educação deve livrar o aluno da
tirania do presente” Cícero
Vivemos na
Era da Globalização, naquela que se autodenomina, entre outras coisas,
Sociedade do Conhecimento ou Sociedade Reflexiva.
A ciência e
a tecnologia atingiram uma evolução sem paralelo e quase todas as atividades se
apoiam, dependem ou são determinadas pela utilização das TIC (Tecnologias da Informação e
Comunicação).
Nesta era
das sociedades em rede, em que as distâncias e as dificuldades de informação e
de comunicação se dissolvem à distância de um click, as TIC tornaram
possível comunicar, estudar, investigar ou trabalhar à distância, em tempo real, e,
simultaneamente, a mobilidade dos povos provocou a maior miscigenação e
hibridação de todos os tempos.
Estamos a
assistir ao nascimento de uma nova cultura, uma Cultura Global,
extraordinariamente rica, porque consubstancia uma enorme profusão de
características e saberes provenientes dos diversos povos que, por isso
mesmo, origina igual superabundância de dilemas nas sociedades.
A Revolução
Pós-Industrial provocou a emergência de novos paradigmas, particularmente ao
nível do trabalho, pois que, cada vez mais, as máquinas substituem o homem, exigindo que este detenha um mais elevado grau de habilitações e competências e a capacidade de as adequar e transferir para as mais diversas atividades profissionais e sociais.
Hoje, mais
do que nunca, a Educação e a Formação são peças fundamentais para a evolução,
crescimento económico e desenvolvimento dos países e uma exigência para a integração profissional e social de todas as pessoas.
Mas, afinal, o que é a
Educação?
Qual o papel
da Educação nas nossas vidas e nas sociedades?
Quem são e que competências têm os Educadores, professores ou formadores?
Que pedagogias utilizam? De que forma transferem os saberes?
Quais são as causas dos elevados números de abandono, insucesso e violência escolar, especialmente em Portugal? Que atitudes e alterações devem ser feitas para alterar essa situação?
O que motiva o, cada vez maior, consumo de álcool ou substâncias psicotrópicas, pelos adolescentes e jovens? Que efeitos causarão no futuro esses consumos? Que atitudes devemos tomar?
O que motiva o, cada vez maior, consumo de álcool ou substâncias psicotrópicas, pelos adolescentes e jovens? Que efeitos causarão no futuro esses consumos? Que atitudes devemos tomar?
Será que a Escola acompanhou as
alterações e a evolução da Sociedade? Ou, pelo contrário, continua a
reproduzir modelos e sistemas obsoletos, desenquadrados do paradigma da
Era da Globalização?
Estas e outras questões, relativas à educação, serão objeto de análise neste blog.
Acredito que estas são, para pais, professores e para a sociedade em geral, questões que se revestem de particular importância.
Não existem respostas ou soluções fáceis. Não existem sistemas ou modelos perfeitos.
No entanto, a reflexão, a troca de ideias, a partilha de problemas, experiências, visões ou projetos,...., podem contribuir quer para uma melhorar clarificação dos problemas, quer para o delinear de novas estratégias, o repensar de novas soluções.
Normalmente,
estes temas são tratados, apenas, a nível académico ou político,
mantendo-se o público em geral e, particularmente os mais interessados, os pais, professores e alunos, como meros espetadores ou
membros ativos, mas sem qualquer tipo de possibilidade de intervenção
nas políticas educativas que determinam e condicionam o seu futuro, dos
seus filhos ou alunos.
Convido-os a participarem ativamente neste blog. A exporem as vossas ideias ou problemas. A contribuírem para uma melhor clarificação do que é e do que se pretende que seja a educação em Portugal, nos países lusófonos e no mundo.
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