CORRENDO PARA UM MOVIMENTO LENTO

Universo em miniatura
Maravilhoso mar que nos fala de vida, da pureza cristalina da água e do sal que lhe dá tempero, sabor e imaginação..
Corajosas Árvores que morrem de pé e nos tornam audazes...
Luminosa Lua que nos fala do sol,
Brancas as areias que nos falam das rochas,
Verde a vegetação que nos fala de todos os seres da Criação..
Brancas nuvens que nos falam da chuva e do eterno desabrochar das flores...

O Mar do Alentejo...!

Foto de Jorge Ganhão
Lembram-se de como os dias eram grandes, quando éramos crianças?
Lembram-se  de como as tardes na praia, preguiçosamente, se enroscavam na noite?
Lembram-se daquela visita a uns parentes que viviam no campo?
Lembram-se? Lembram-se de como o tempo passava lentamente?
Quando foi a primeira vez que tiveram a sensação de que o fim-de-semana chegara depressa demais, pois ainda agora a semana tinha começado?
Vivemos numa correria.
De casa para o trabalho, para escola dos miúdos, para a reunião, para mais uma conferência, formação ou curso, para o jantar de negócios, para o ginásio, para uma visita rápida aos pais, para a saída com os amigos, para as férias desgastantes e em velocidade... stressados com o trânsito que se eterniza, o lugar que não encontramos, para o automóvel, o autocarro que se atrasa e faz ligação com o comboio.
Reproduzimos, na vida dos nossos filhos, esse stress, essa pressa de chegar, essa quantidade de afazeres. Da escola para a piscina, da piscina para a aula de inglês; do judo para a explicação de matemática; do ballet para o psicólogo.
Por que temos tanta pressa? Por que precisamos fazer tantas coisas em simultâneo?
A resposta parece simples. Porque a sociedade está estruturada dessa forma e se não tivermos velocidade para a acompanhar  "perderemos o comboio" da integração social e profissional e, eventualmente, a capacidade para subsistirmos.
Mas, será que esta sociedade, que nós mesmos criámos, nos serve e está adequada aos nosso ritmos e necessidades naturais? 
Nas últimas décadas, a preocupação com a sustentabilidade do planeta e as condições de vida das diversas espécies e do homem tem vindo a aumentar. 
O buraco do ozono, as espécies em perigo de extinção, as doenças originadas pela poluição e pela utilização de produtos químicos, na agricultura e na pecuária, os produtos transgénicos, as condições de produção intensiva de animais, para consumo humano ou a sua utilização em laboratório como cobaias, a violência ou o terrorismo, o desemprego, as crises económicas são apenas alguns dos temas e preocupações da sociedade atual.
Se a sociedade foi criada pelo homem, para servir o homem, será que não está nas nossas mãos modificá-la?  
Fizemos durante séculos,  particularmente a partir do final do século XVIII, a grande maratona da evolução científica e tecnológica. 
Resolvemos muitos enigmas... Melhorámos, significativamente, as nossas condições e esperança de vida.  Investimos na educação, na saúde, no conhecimento e no desenvolvimento, mas gerámos novos enigmas, novos perigos e novos problemas.
Será que estamos na altura de inverter o grande êxodo, do campo para as cidade, transformando-o num movimento mais lento e harmonioso, ao encontro da natureza e das nossas raízes?
Será que é chegado o tempo de afrouxarmos o passo e de, munidos agora de um novo conhecimento, nos prepararmos para viver de forma mais lenta, harmónica e consentânea com a nossa natureza e com o imenso mundo que nos rodeia?

Visite e fique a conhecer  o SLOW MOVEMENT
Lá não encontrará as respostas, para todas as perguntas que a nossa civilização nos coloca, no momento atual, mas encontrará, certamente, motivos de reflexão, sementes para novos projetos e toda uma série de novos e velhos conceitos que podem ajudar-nos a transformar a sociedade e o mundo num lugar melhor e mais aprazível para se viver.

Opine, apresente sugestões, partilhe conhecimentos,... seja um membro ativo da sociedade em que está inserido, não um mero espetador.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CADERNO DE DUAS LINHAS

O Velho e o Chaparro Abençoado

FÉRIAS