Mensagens

DESLOCANDO O FOCO

Imagem
A Bolsa, as suas aberturas em alta, ou em baixa, as cotações, índices e riscos, aliados ao aparente estado de loucura, ou caos, em que são feitas as transações,  sempre foi para mim qualquer coisa de misterioso, mesmo assustador, bem mais difícil de entender do que o nascimento do Universo. É sempre com grande perplexidade que constato que os valores das ações das empresas, que têm dimensão suficiente para ser cotadas na Bolsa,  muito pouco, ou nada, têm a ver  com as reais situações das empresas, a sua solvência, ou insolvência, volume de vendas, ou crescimento, mas antes dependem das "dores de barriga"  do Presidente dos EUA, das "lombalgias" do Imperador Japonês, das "enxaquecas "dos sheiks árabes do petróleo, ou da "menopausa" da Chanceler alemã. Esse mundo do dinheiro virtual que, aparentemente, obedece a leis aleatórias, arbitrárias e indecifráveis, tem o poder de arruinar países, empresas e pessoas, impunemente e de uma forma amora...

LIBERDADE OU ECONOMICISMO?

Imagem
A grande maioria dos países do Ocidente tem sistemas políticos democráticos, logo os seus cidadãos vivem em liberdade. À primeira vista, poderíamos dizer que esta premissa está correta, mas, será que é verdadeira? A Liberdade pode ser definida como a qualidade que permite aos indivíduos terem controlo sobre as suas ações. No entanto, a Liberdade é um tema da filosofia que sempre gerou controvérsia. Segundo Descartes , age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem à escolha.  Já para Spinoza , a liberdade possui um elemento de identificação com a natureza do "ser". Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza. Na perspetiva de Leibniz , o agir humano é livre a despeito do princípio de causalidade que rege os objetos do mundo material. Schopenhauer entende que a ação humana não é absolutamente livre. Todo o agir humano, bem como todos os fenómenos da natureza, até mesmo suas leis, são níveis de objetivaçã...

LÍDERES E LIDERADOS

Imagem
Liderança  é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando mentalidades e comportamentos. Um líder é uma pessoa que dirige ou reúne, em seu torno, um grupo, maior ou menor, de pessoas, em qualquer tipo de contexto. Um chefe é a pessoa encarregada de uma tarefa ou atividade, numa organização, que comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Líder não é sinónimo de chefe. Para se ser líder não tem, necessariamente, que se ser chefe, ainda que um chefe possa ser, simultaneamente, um líder. O líder tem por missão unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar aquilo que foi definido como sendo os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com motivação, o que implica que um líder tenha que saber como motivar os elementos do seu grupo. A natureza e o exercício da liderança têm sido matéria de pesquisa, ao longo dos tempos. Ainda que exista alguma controvérsia entre os académicos, segundo Chiavenato pode...

GUERRA DE IRMÃOS - KIEV - UCRÂNIA

Imagem
Praça da Independência - Kiev - Foto do Jornal Público  8h53 - 20-02-2014 "O balanço oficial de mortos ao longo desta quinta-feira foi fixado pelas autoridades municipais em 67 manifestantes e três polícias." in jornal " Público" Nos últimos dias, temos sido, literalmente, bombardeados com as notícias dos confrontos na Ucrânia, particularmente em Kiev, na, para nós já familiar, Praça da Independência. De longe, sem termos muitas certezas acerca das verdadeiras causas destes acontecimentos, ou de que lado se encontra a razão, observámos um povo em luta, irmãos contra irmãos, morte e sofrimento. Após as tomadas de posição de vários Governos da UE e dos EUA, a fuga, do país, de alguns políticos e seus familiares, reuniões entre representantes das duas fações em luta e da tomada de decisão do Parlamento Ucraniano, o conflito parece ter entrado agora na fase de rescaldo. 20h02 - 20-02-2014 "Com os votos do partido do Governo, a Rada (parlam...

CRIANÇAS DA NOVA ERA - CRIANÇAS ÍNDIGO? CRIANÇAS CRISTAL? - DIFERENTES

Imagem
Nos dias de hoje, constatamos e confrontamo-nos com novos problemas educacionais, ocasionados por um número crescente de crianças e jovens que parece não conseguir adaptar-se às características, regras, valores, necessidades e exigências  das sociedades atuais. A origem, ou causas, do constante aumento de crianças com estes tipos comportamentais ainda se encontra envolta num mistério, muito embora as diferentes áreas da ciência e da pseudociência  tenham vindo a tentar identificar e compreender estas situações. Se abordarmos o problema de uma forma, mais ou menos, simplista, poderemos concluir que as principais causas destes comportamentos problemáticos se devem, acima de tudo, à alteração de valores  e a diversos fatores  específicos das sociedades atuais, nos quais se incluem as alterações da estrutura da família nuclear, a falta de tempo, por condicionalismos profissionais,  alienação e desresponsabilização dos pais na educação das crianças; a...